Magret de Pato
Fazer cortes diagonais cruzados na pele do pato, tomando cuidado para não cortar a carne. Temperar com sal e pimenta do reino moída na hora.
Em uma frigideira antiaderente, grelhar em fogo médio os peitos de pato, com a pele voltada para baixo, até que a pele esteja dourada, virar e terminar o cozimento. Lembrando sempre que é uma carne para saborear ao ponto. Reserve.
Para o molho de açai
Misture em uma panela, o vinho, o caldo e a cebola picada. Leve ao fogo para que seu volume reduza pela metade. Misture a polpa do açai descogelado, ferva por 10 munutos em fogo médio/baixo. Com ajuda de um mix bata a mistura, e passe por uma peneira bem fina.
Volte para a panela, acrescente o mel. Tempere com sal e pimenta. Quando o mel derreter, acrescente a maizena diluída no vinho, mexa por alguns segundos até atingir uma consistência aveludada.
Farofinha
Rale a castanha no ralo grosso. Em uma frigideira derreta a gordura de pato e refogue a cebola, acrescente o jambu e a castanha deixe refogar, acrescente a farinha de mandioca. Cozinhe por 1 minuto, tempere com sal e pimentas branca, preta e rosa moidas na hora.